Cerca de 60 milhões de brasileiros não conseguem pagar suas dívidas. Foi o que o Serasa confirmou em pesquisa divulgada neste ano. Essas pessoas têm dificuldade em conseguir adesão de crédito em bancos ou em estabelecimentos comerciais. A Defensoria Pública da União (DPU) atua ao lado do consumidor se o endividamento tiver relação com os bancos federais.


 

 

As inscrições para o III Concurso de redação da Defensoria Pública da União estão abertas até o dia 29 de setembro. O tema é o tema ‘Mais Direitos, Menos Grades!’. Podem participar estudantes de escolas públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA). Adolescentes que cumprem medida socioeducativa e adultos em situação de privação de liberdade também podem enviar os textos.


 

 

Hoje a estimativa é que existam 800 mil catadores de materiais recicláveis em todo o país. A efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos está entre as frentes de atuação da DPU. Para isso, existe o Grupo de Trabalho Catadores e Catadoras, formado por defensores públicos federais de todas as regiões brasileiras.


 

 

Hoje a estimativa é que existam 161 mil trabalhadores em condição de escravidão contemporânea. A DPU atua no combate ao problema, por meio do Grupo de Trabalho Erradicação do Trabalho Escravo. Os defensores públicos federais também participam das ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, que percorre o país na busca de casos.


 

 

Saiba mais sobre o atendimento da DPU à população em situação de rua. O papel de articular o trabalho da DPU com o das redes de proteção fica por conta do Grupo de Trabalho GT Rua. Além disso, uma portaria da instituição estabelece que, além dos defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais devem participar do atendimento.