Nesta edição, entrevistamos os defensores públicos federais Estêvão Couto, de Minas Gerais (MG), e João Marcos Mariano, do Espírito Santo (ES), para destacar pontos importantes sobre o tema. O programa tem ainda a participação da repórter Sueli de Freitas, que traz informações sobre um caso de conciliação no ES que permitirá a construção de 117 moradias em assentamentos.


Nesta edição do Programa Acesso à Justiça, vamos abordar a atuação extrajudicial da DPU. De forma rápida, o cidadão pode ter uma questão resolvida pela via administrativa, sem a necessidade de uma ação na Justiça. Podem ser causas relacionadas à Caixa Econômica, ao INSS e a outros órgãos federais.


Apesar de haver avanços, as desigualdades entre homens e mulheres ainda ocorrem em vários campos. Nos presídios, as mulheres também são mais vulneráveis. Saiba como a DPU pode atuar na proteção dos direitos das mulheres encarceradas.


Os catadores e catadoras trabalham em atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis. Para fortalecer a categoria e ajudar na defesa dos direitos, eles se organizam em cooperativas e associações. Ouça o programa e saiba mais sobre como a DPU trabalha na proteção dos direitos desses profissionais.


De um lado, empresários ligados ao agronegócio, especulação imobiliária e grandes empreendimentos. Do outro, um povo que luta para manter sua cultura, tradição religiosa e a biodiversidade. Saiba como a DPU tem atuado em favor dos indígenas. Casos recentes ocorreram nos estados do Ceará e Pará.