slide ro unidade movel ruaRondônia – No mês dedicado ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Defensoria Pública da União em Rondônia inicia parceria com o Hospital de Câncer de Barretos para realização de exames preventivos de mamografia e Papanicolau, entre os dias 18 e 22 de dezembro, das 8h às 13h, na sede da DPU em Porto Velho. Durante esses cinco dias, uma Unidade Móvel do hospital, devidamente equipada, vai proporcionar a acessibilidade das pacientes até o local do exame, tendo como principal foco a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero em mulheres assintomáticas.

Está prevista a realização de 150 exames de mamografias e cem de Papanicolau. Caso haja alteração ou seja constatada a necessidade de novos exames, haverá convocação para comparecimento pessoal ao Hospital. As mulheres interessadas em fazer exames preventivos devem procurar o setor de atendimento da Defensoria Pública da União em Rondônia para agendamento prévio, mediante apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

São pré-requisitos para a realização dos exames preventivos, no caso da mamografia: idade entre 40 e 69 anos; a mulher não pode estar grávida ou amamentando; e não ter sido diagnosticada com câncer de mama ou estar em tratamento. No caso do Papanicolau: idade entre 25 e 64 anos; não estar grávida; não utilizar pomada ginecológica ou duchas dois dias antes do exame; aguardar cinco dias após o término da menstruação; e não ter relação sexual dois dias antes do exame.

O defensor regional de Direitos Humanos nos Estados do Acre e Rondônia, Welmo Edson Nunes Rodrigues, disse que acertou com o Hospital de Câncer de Barretos ações semelhantes no ano de 2018 nos presídios femininos do Estado de Rondônia, com vistas a atender mulheres que atualmente encontram-se encarceradas. O defensor público federal disse que aguarda apenas a definição das datas.

A DPU em Rondônia localiza-se à Avenida Sete de Setembro, 1840, (esquina com Salgado Filho) - Bairro Nossa Senhora das Graças, Porto Velho.

DPU em Rondônia/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União