slide rs livro apenados mesaPorto Alegre – A defensora pública-chefe da unidade de 2ª Categoria da Defensoria Pública da União em Porto Alegre (RS), Regina Taube, compareceu na quinta-feira (16) ao lançamento do terceiro volume do livro Vozes de um Tempo, promovido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe). O evento ocorreu durante a 63ª Feira do Livro da capital. Esteve também presente a servidora Amanda Mesquita Kuster, da assessoria do gabinete da chefia da unidade.

A obra é uma coletânea de 130 poesias e ilustrações que contemplam a produção literária de 112 pessoas privadas de liberdade do sistema prisional gaúcho. Participaram apenados e apenadas de todos os regimes, oriundos de 33 casas prisionais, que abrangem todas as regiões do estado. O lançamento contou com a presença de três detentos e uma ex-detenta, que autografaram a obra. O objetivo da confecção do livro é estimular a produção textual e fomentar a prática da leitura e escrita nos estabelecimentos prisionais.

A organização e montagem foi realizada pelo setor de Educação Prisional do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, em parceria com o Banco de Livros da Fiergs/Bancos Sociais e a UniRitter, contando também com o apoio da Editora Concórdia. No evento, compuseram a mesa de abertura, a diretora do DTP, Mara Minotto; o presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira; e a professora pró-reitora acadêmica da Uniritter, Bárbara Costa.

GGS/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União