rj niteroi acao cidada outNiterói – A Defensoria Pública da União (DPU) em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí esteve no último domingo (22) oferecendo orientação jurídica gratuita à população que compareceu à 9ª edição da Ação Cidadã em Niterói (RJ). A praça do Rink, no centro da cidade, recebeu o evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói (SASDH).

“Muitas pessoas vieram tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários; aquelas que ainda não tinham a negativa do INSS foram orientadas a buscar o órgão para dar entrada no requerimento, enquanto quem já teve o benefício negado ou suspenso recebeu uma relação com os documentos a serem levados até a nossa sede em Icaraí e as instruções necessárias para agendar o atendimento. Também esclarecemos questões sobre direito à saúde e outras áreas de atuação da nossa competência”, declarou a defensora-chefe unidade, Fabiana Nunes Henrique Silva.

Essa foi a primeira participação da DPU na Ação Cidadã, projeto que já atendeu mais de 28 mil pessoas no somatório de todas as edições. “É importante que a DPU ocupe os espaços públicos, em parceria com os demais órgãos, fazendo um trabalho de assistência jurídica e se comunicando com outras instituições que também atuam em favor da população mais vulnerável”, ressaltou a defensora pública federal Fabrizia Ordacgy.

Uma das pessoas que receberam orientação da DPU, Paulo, contou que o pai teve o pedido de auxílio-doença negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Ele tem todos os laudos dos médicos que dizem que não tem como ele trabalhar e mesmo assim [o benefício] foi negado quatro vezes. Foi muito bom o atendimento para saber que ele pode buscar esse direito dele e também como ele pode fazer isso", explicou.

MFB/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União