pi itinerante caxingoBrasília – Os municípios de Caraúbas e Caxingó, no Piauí, recebem mutirão de atendimentos do programa DPU para Todos no período de 25 a 29 de setembro. A ação, realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, tem o objetivo de levar assistência jurídica gratuita a cidades que não têm sede da Defensoria Pública da União.

Os municípios escolhidos para receber o itinerante estão entre os que têm piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí, estado que conta com o terceiro índice mais baixo no país. Além dessas cidades, a ação chegará também a municípios vizinhos e comunidades rurais.

Até a quinta-feira (28), o grupo já tinha atendido a uma média de 200 pessoas. Questões referentes aos direitos previdenciários foram as mais recorrentes, como aposentadoria, auxílio doença e benefício de segurado especial, referente aos trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada.

Para o defensor federal Rômulo Plácido, a parceria entre DPU e DPE amplia os serviços oferecidos aos cidadãos. “O atendimento passa a ser mais completo, a ação mais efetiva e é a população desses locais mais distantes que ganha”, afirmou.

Durante os cinco dias do evento, também foram ministrados cursos de capacitação para assistentes sociais e palestras na Unidade Escolar Amaro Alves Portela e na Unidade Escolar Adriano Portela. Segundo Plácido, essas e outras atividades vão ao encontro de umas das missões chaves da Defensoria, que é educar em direitos. “O DPU para Todos é muito importante para o acesso à justiça e, também para a conscientização aos direitos inerentes à cidadania”, disse.

Também estiveram na ação itinerante a defensora pública federal Gabriela Moura Ferreira, os servidores Francisco Oliveira de Sousa e Francisco de Assis Nunes, o defensor público estadual Manuel Mesquita de Araújo Neto e os colabores Lívio Maia, Heliel Marinho e Jorge Araújo.

ALC/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União