pb visita centropop slideshowJoão Pessoa – Representante da Defensoria Pública da União (DPU) na Paraíba esteve no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de João Pessoa, conhecido como Centro POP, na manhã desta quinta-feira (25). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do centro e as principais demandas, além de apresentar os serviços oferecidos pela Defensoria para atender os usuários do local.

A defensora pública federal Luiza Cavalcanti, atuando em substituição no Núcleo Regional de Direitos Humanos, conversou com a coordenadora do centro e diretamente com os assistidos, expondo o funcionamento da DPU e de que forma podem usufruir dele. “A visita teve o intuito de mostrar a nossa cara, verificar as condições em que as pessoas de rua estão sendo atendidas no estado da Paraíba e tentar ampliar o nosso campo de atuação para esse público”, conta a defensora pública.

O Centro POP, previsto no Decreto 7.053/2009, é um serviço público destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Dispõe de trabalho técnico que analisa demandas, orienta e encaminha conforme a necessidade dos usuários. “Está vindo para somar, com certeza”, afirma Raquel Batista, assistente social e coordenadora do centro. Ela acredita que a aproximação da Defensoria irá facilitar a provisão das demandas que o Centro POP recebe.

Conforme a defensora Luiza Cavalcanti, o propósito do Núcleo Regional de Direitos Humanos da DPU na Paraíba é somar forças na assistência de pessoas em situação de rua, como propõe a Portaria DPGU 666/2017. “A intenção é criar um canal entre a DPU e o Centro POP e, consequentemente da DPU com os assistidos. Porque não é um público que, geralmente, por si só vai procurar a Defensoria”, explicou a defensora.

ML/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União