mt caravana juina slideBrasília – A Defensoria Pública da União (DPU) participou, entre os dias 21 e 23 de setembro, da nona edição da Caravana da Transformação, em Juína, no Mato Grosso. O evento tem como objetivo oferecer serviços médicos e de cidadania, como consultas, emissão de documentos, orientação jurídica, educação ambiental, mutirão fiscal, audiências de conciliação e mediação, exposições, entre outros. Nos três dias de atendimento, a DPU abriu mais de 50 processos de assistência jurídica (PAJs).

Os defensores públicos federais Raphael Santoro e José Célio Pessoa atenderam mais de 50 pessoas na açãoA ação contou com a participação dos defensores públicos federais Raphael Santoro e José Célio Pessoa, que tiveram o apoio da equipe da DPU em Juína. Segundo Santoro, a maior parte das demandas envolveu questões previdenciárias. “Conseguimos sanar as dúvidas das pessoas, principalmente no que tange aos seus direitos previdenciários. Muitos vinham perguntar o que faziam para poder se aposentar, outros buscavam auxílio em questões assistenciais gerais”, contou.

A quantidade de pessoas idosas em Juína foi fator determinante para a escolha do município para receber a ação. A cidade foi apontada no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a que tem maior população idosa na região. Na época, eram 4.777 pessoas acima dos 55 anos.

Além de Juína, municípios próximos como Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã também foram atendidos durante o evento.

DPU em Juína

Todos os assistidos pela DPU foram orientados a comparecer pessoalmente à sede da Defensoria em Juína para continuarem acompanhando seus processos. Recém-inaugurada, a unidade já tem conseguido se destacar na região. “A sede da DPU em Juína foi inaugurada em junho deste ano. Neste tempo, já estamos com quase 500 PAJs abertos”, afirmou o defensor Raphael Santoro.

ALC/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União