Brasília – A produção audiovisual Defensores, que aborda o trabalho dos defensores públicos nas cinco regiões do Brasil e a atuação no combate às violações dos direitos humanos, estreia nesta sexta-feira (08), às 21h30, na TV Justiça. Serão exibidos os episódios 1 e 2, que vão ser reprisados no sábado (09) e domingo (10), às 22h30.

Assuntos como direito à educação para pessoas em situação de rua, proteção de terras indígenas, investigação sobre denúncias de trabalho escravo, atendimento às vítimas do rompimento das barragens do Rio Doce e o sistema penitenciário no Nordeste fazem parte dos temas retratados nos cinco episódios.

A série foi produzida com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual pela produtora independente Caminho Comunicação de Curitiba e elaborada pelo jornalista, diretor e roteirista Thiago Couto. O material foi distribuído para cerca de 200 emissoras públicas de TV, dos segmentos comunitários, educativo e cultural. Devido aos temas explorados, a expectativa é que o conteúdo chame atenção de movimentos sociais, igrejas e ambiente acadêmico.

Saiba como sintonizar a TV Justiça.

Confira as sinopses:

Defensores é uma produção da Caminho Comunicação, produtora audiovisual independente sediada em Curitiba (PR). Confira abaixo as sinopses da série e de cada um dos cinco episódios:

O retrato de um Brasil contemporâneo que luta contra a desigualdade social. A série documental Defensores traz cinco defensores públicos federais em cinco casos jurídicos distribuídos pelas cinco macrorregiões brasileiras. Em jogo, a luta de agentes públicos, pensadores e comunidades pela superação cultural das desigualdades entre os cidadãos.

Episódio 1: Sapere Aude – do Latim “Ouse saber”

Em Sapere Aude acompanhamos o trabalho do defensor público federal Geórgio Endrigo e sua tentativa de impedir o fechamento da Escola Porto Alegre, especializada no atendimento à população em situação de rua na capital gaúcha. O episódio revela a mobilização comunitária que garantiu aos moradores de rua o direito fundamental à educação.

Episódio 2: Membira – do Tupi Guarani “Gerado”

Membira aborda a questão indígena na região de Dourados, MS. Em um cenário de disputa agrária, o defensor público federal Frederico Soares apresenta os principais desafios e perspectivas para a resolução dos conflitos que vêm há muitos anos resultando no assassinato de diversos indígenas.

Episódio 3: Suor

Em Suor acompanhamos o trabalho do defensor público Gilmar Menezes que integra o Grupo Móvel de Combate ao trabalho escravo. O episódio revela os bastidores da missão federal que investiga denúncias trabalhistas nas minas ilegais de cobre e nas fazendas de gado no interior do Pará.

Episódio 4: Lama da Ganância

O quarto episódio de Defensores repercute o trabalho da Defensoria Pública em Minas Gerais e Espírito Santo no atendimento às vítimas da tragédia de Mariana. Um ano após o rompimento das barragens, a equipe da série percorre 660 quilômetros às margens do Rio Doce revelando histórias e vivências daqueles que tinham no rio sua principal fonte de subsistência.

Episódio 5: Cativo

O episódio Cativo aborda a questão prisional no Nordeste brasileiro pelo acompanhamento do defensor público Rodrigo Lira, líder da força-tarefa organizada pela Defensoria Pública do RN para desafogar o sistema penitenciário local.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União