slide es itinerante jetibaBrasília – O município de Santa Maria de Jetibá (ES) recebeu, nos dias 23 e 24 de setembro, o programa DPU Para Todos, iniciativa cujo objetivo é levar atendimento jurídico aos municípios que não têm sede da Defensoria Pública da União. Durante o período em que esteve na cidade, a DPU distribuiu 118 senhas, atendeu 111 pessoas e fez a abertura de 114 processos de assistência jurídica (PAJs).

O itinerante foi promovido pela DPU em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá (PMSMJ), por meio da Secretaria de Ação Social. “A ação superou as expectativas, tanto no que diz respeito ao volume de pessoas atendidas como no que se refere à acolhida da equipe da PMSMJ e da população. Antes do fim dos trabalhos, ambos já questionavam acerca do retorno da equipe da DPU”, afirmou a defensora pública federal Karina Rocha Mitleg Bayerl.

As demandas mais recorrentes nos dois dias do atendimento foram referentes a questões criminais, cíveis e principalmente previdenciárias. O programa também acontece na cidade vizinha, Santa Tereza.

A defensora falou, ainda, sobre a necessidade de retornar ao município para a realização de nova ação, uma vez que algumas pessoas que procuraram o atendimento durante os dias 23 e 24 não conseguiram ser acolhidas. “Considerando o volume de pessoas atendidas e o fato de que algumas ficaram sem atendimento, mesmo com a extensão do horário no sábado, o retorno a Santa Maria de Jetibá é necessário”, disse.

Além de Karina Bayerl, também participaram da ação os defensores públicos federais Eduardo Leal Tavares, Ludmylla Mariana Anselmo, Ricardo Figueiredo Giori, Thalita Vanelli Gracelli e os servidores Brunella Cappi Favaratto, Jessica Lorrane Gonçalves Xavier Araújo e Rogério Nogueira Anselmo.

MCB/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União