df audiencia radioterapia slide 2Brasília – A fim de debater a necessidade de estruturação dos serviços de saúde no Distrito Federal, especialmente para atender quem precisa de tratamento radioterápico, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promovem, no dia 14 de dezembro, audiência pública com o tema O Tratamento de Radioterapia no Distrito Federal. O evento acontece na sede da DPU em Brasília, das 14h às 17h, e é aberto ao público.

Na audiência, serão discutidos os principais problemas enfrentados pela população carente da capital federal para conseguir acesso ao tratamento radioterápico via Sistema Único de Saúde (SUS). A partir das contribuições da sociedade civil, as Defensorias devem definir objetivos prioritários de atuação, além de estratégias e programas de ação relacionados ao tema.

As informações coletadas durante o evento também devem ajudar a reforçar os argumentos da DPU e da DPDF na ação civil pública (ACP) proposta pelas instituições em outubro deste ano, que busca resguardar os direitos dos pacientes desassistidos pela rede pública de saúde. A ação tramita na 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

"No DF, há uma fila com mais de 800 pessoas esperando pelo tratamento. A demora na realização da radioterapia põe em risco a própria utilidade do procedimento para a recuperação dos pacientes, diminuindo sua expectativa de vida, razão pela qual a DPU e a DPDF propuseram conjuntamente esta ação. A audiência pública visa à coleta de mais elementos fáticos e técnicos, por parte de especialistas e movimentos sociais, com vistas a subsidiar o máximo possível a futura decisão judicial", explicou o defensor regional de direitos humanos no Distrito Federal, Alexandre Mendes.

Interessados em participar da audiência pública têm até o dia do evento, 14 de dezembro, para preencherem o formulário de inscrição disponível no portal da Defensoria Pública da União. As vagas são limitadas à capacidade do auditório (350 pessoas).

Serviço

Audiência Pública O Tratamento de Radioterapia no Distrito Federal

Dia: 14/12/2017
Horário: das 14 às 17h.
Local: Auditório do Centro Empresarial CNC – SAUN, Quadra 5, Lote C, Bloco C, Brasília/DF (sede da Defensoria Pública da União).
Inscrições: devem ser realizadas até a data do evento via formulário disponível no portal da DPU. Vagas limitadas à capacidade do auditório (350 pessoas).

Leia também:
DPU e DPDF requerem fim da fila de espera nas radioterapias da rede pública

KNM/MCA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União