forum 9 edicaoBrasília – A nona edição do Fórum DPU, referente ao 1º trimestre de 2017, já está no ar, com o tema As ações itinerantes da DPU como forma de acesso à justiça. O objetivo é estimular a discussão e difundir o conhecimento sobre as ações realizadas pela Defensoria Pública da União para prestar assistência jurídica gratuita em regiões onde não há unidade instalada.

A edição tem conteúdo online atualizado e complementar às discussões e às experiências iniciadas na versão impressa, como audioartigos, fotos, vídeos e novos textos. Além disso, o Fórum DPU, na versão online, adquiriu neste ano o indicador International Standard Serial Number (ISSN), que proporciona maior facilidade na busca em bases catalográficas e de bibliotecas.

Publicado pela Escola Superior da Defensoria Pública da União, o Jornal Fórum DPU tem periodicidade trimestral e publica textos temáticos com o propósito de incentivar debates e reflexões voltadas para as áreas de atuação da DPU. O periódico está disponível online e sua versão impressa é distribuída aos membros da DPU.

Sumário

As ações itinerantes da DPU como forma de acesso à justiça é o título do artigo que abre a edição, de autoria do defensor Francisco de Assis Nascimento Nóbrega, secretário-geral de Articulação Institucional da DPU. O editorial está a cargo do defensor Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Junior, diretor da Escola Superior da DPU.

Os defensores João Marcos Mattos Mariano e Diana Freitas de Andrade abordam o Desenvolvimento e acesso à justiça: a atuação do Grupo Interdefensorial do Rio Doce, composto em 2016 pela DPU e as Defensorias Públicas do Estado de Minas Gerais e do Espírito Santo para prestar assistência jurídica às vítimas do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG).

Os demais artigos da nona edição do Fórum DPU são: A atuação da DPU em itinerantes indígenas, de autoria do defensor Eduardo Marcelo de Negreiros Freitas; Itinerante Rio Tapajós, escrito pela defensora Ingrid Soares Léda Noronha; A experiência em Altamira, de autoria da defensora Karina Rocha Mitleg Bayerl; e DPU Belo Horizonte: pioneira na realização de ações itinerantes pelo projeto Defensoria para Todos, tema abordado por Zuleide Ferreira Filgueiras, servidora da DPU em Belo Horizonte (MG).

Na entrevista desta edição, Antônia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, debate e reflete sobre os impactos e os desafios que a instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte trouxe para a população de Altamira (PA).

Leio a nona edição do Jornal Fórum DPU

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União