Rio de Janeiro, 21/10/2013 – Na noite desta segunda-feira (21), a Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro participa de evento que celebrará o Acordo de Cooperação Acadêmica com a instituição de ensino Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha). A solenidade, marcada para as 19h, acontecerá no auditório do campus de Botafogo durante a palestra 25 anos da Constituição Cidadã e as Manifestações Sociais, promovida pelo coordenador da faculdade de Direito da instituição, Eduardo Domingues.

A celebração dos convênios de cooperação técnica e científica é promovida pela Coordenação Acadêmica (Coac) da DPU no Rio de Janeiro e visa ao intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, bem como a promoção e execução de projetos de interesse comum entre a DPU e as instituições de ensino. A convocação foi feita em agosto de 2012, quando foram convidadas a participar todas as universidades, públicas e particulares, que oferecem curso de graduação na área jurídica, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o defensor público-chefe da DPU no Rio de Janeiro, Igor de Andrade Barbosa, “o objetivo dessas parcerias é popularizar a Defensoria Pública da União perante os alunos de ensino superior, incrementando a demanda de interessados no processo seletivo para estágio na instituição”. O defensor acrescenta que “o projeto visa, ainda, a promover o compartilhamento de ações educacionais de forma a contribuir para a transformação dos jovens acadêmicos em profissionais do Direito”.

De acordo com o art. 8º da Lei 11.788/2008, “é facultado às instituições de ensino celebrar com entes públicos e privados convênio de concessão de estágio, nos quais se explicitem o processo educativo compreendido nas atividades programadas para seus educandos”.

Assessoria de imprensa
Defensoria Pública da União