Currículos

Conselho Superior da Defensoria Pública da União


Lúcio Ferreira Guedes
Corregedor-Geral Federal

 

Lúcio Ferreira Guedes é pós-Graduado em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública. Proveniente do III Concurso da Defensoria Pública da União, tomou posse na primeira turma para a cidade de São Paulo (SP) em agosto de 2008, onde atuou como titular do 9º Ofício Criminal. Posteriormente, em dezembro de 2008, foi removido para Brasília (DF), onde atuou no 2º Ofício Criminal Militar e permaneceu até a promoção para a 1ª Categoria, em 2012, para a unidade em Porto Velho (RO). Já em agosto de 2013, foi promovido para a Categoria Especial, com retorno à Brasília em janeiro de 2014.

Em agosto de 2014 foi eleito o conselheiro mais votado do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, o que fez com que assumisse o cargo de defensor público-geral federal interino de janeiro a maio de 2016, data em que foi nomeado como corregedor-geral da DPU pela Presidência da República.

De 2009 a 2011, Lúcio Guedes foi defensor público-chefe no Distrito Federal. Atuou ainda como conselheiro penitenciário do DF (2011/2012) e presidente da Câmara de Coordenação e Revisão Criminal da Defensoria Pública da União (2013), tendo participado de diversas ações itinerantes e mutirões carcerários pelo país.