Currículos

Conselho Superior da Defensoria Pública da União


Leonardo Cardoso de Magalhães
1ª Categoria

 

Nascido em Belo Horizonte (MG) e graduado pela Faculdade Milton Campos, Leonardo Cardoso de Magalhães é defensor público federal desde 2008, tendo sido promovido para a 1ª Categoria em 2015. Atuou nas unidades da DPU em São Paulo, Umuarama (SC) e Belo Horizonte. Atualmente trabalha no 3º Ofício Regional Especial em Brasília, com atuação nas Turmas Recursais do Distrito Federal e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/DF).

Coordenou o Setor de Atendimento nas unidades da DPU em São Paulo e Minas Gerais, onde também foi o coordenador administrativo e de Capacitação e Projetos Especiais. Leonardo Cardoso de Magalhães atuou em ações itinerantes em Altamira (PA); em quilombos no interior do Paraná; e do Grupo Móvel de Fiscalização e Combate ao Trabalho Escravo, do Ministério do Trabalho e Emprego, no interior do Maranhão. No biênio 2009-2011, foi vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais. Atuou como representante da DPU nos Comitês de Saúde e de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Integra o Grupo de Trabalho Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O defensor exerce o segundo mandato da Câmara de Coordenação e Revisão Cível. É especialista em Direito Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); mestre em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO/Espanha) e doutorando em Ciências Políticas e Jurídicas pela mesma universidade. Publicou obras sobre direito civil e prerrogativas da Defensoria Pública. É autor de diversos artigos jurídicos sobre temas relevantes no cenário nacional.