Currículos

carlos eduardo barbosa pazConselho Superior da Defensoria Pública da União


Carlos Eduardo Barbosa Paz
Defensor Público-Geral Federal

 

Carlos Eduardo Paz é defensor público federal desde 2006, tendo sido defensor público-chefe substituto da DPU no Ceará de 2007 a 2009. Logo em seguida, passou a ser o defensor público-chefe da unidade, cargo que exerceu até 2012. Antes de ingressar na carreira de defensor, Paz exerceu a advocacia, tendo sido presidente da Comissão de Informática Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, de 2004 a 2009.

Como defensor público federal, Carlos Paz integrou o Conselho Superior da DPU nos anos de 2012 e 2013. Preside o Grupo de Trabalho (GT) Comunidades tradicionais – Quilombolas da instituição, além de integrar, a partir de 2015, as câmaras de Coordenação e Revisão Criminal e de Coordenação e Revisão Cível da DPU. Foi reconhecido pelos pares com duas eleições sucessivas para a lista tríplice de defensor federal enviada à Presidência da República para indicação do defensor público-geral federal.

Desde 2014, é mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará. Foi, ainda, professor de Direito em diversas instituições, como na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, na Faculdade 7 de Setembro e na Universidade de Fortaleza (Unifor), onde se graduou em 2001 e ainda leciona, sendo professor-visitante da pós-graduação. É autor de artigos científicos com temas na área de Direito Penal.