titulo sobre


A Defensoria Pública da União atende pessoas necessitadas, gratuitamente, na defesa de seus direitos. Por exemplo: se você pediu um benefício ou aposentadoria ao INSS, e foi negado, procure um Defensor Público Federal para resolver o problema. Ou então: se você tem uma pendência com financiamento imobiliário, junto à Caixa Econômica, o Defensor Público pode ajudá-lo. Além disso a DPU pode representá-lo, na justiça ou fora dela, junto ao INCRA, Correios, Exército e repartições federais. Procure um Defensor Público.

Atuações da DPU

A DPU atua em todos os estados brasileiros, através de setenta e uma unidades. Nelas se concentra a maioria dos Defensores Públicos Federais, que atendem às pessoas necessitadas, de forma gratuita. Você não paga nada.

Entre as atividades desenvolvidas encontram-se: atendimento a pessoas em situação de rua, quilombolas, vítimas do trabalho escravo, catadores de materiais recicláveis, defesa de migrantes, proteção de refugiados e apátridas, minorias raciais, populações atingidas por barragens, assistência jurídica internacional, defesa de mulheres e menores vítimas de tráfico internacional, de doentes sem acesso à hospitais, tratamentos e medicamentos, entre outras.

Em 2015 foram atendidas 1.588.393 pessoas, nas unidades da DPU.

Além disso, realiza atendimentos no programa "DPU Itinerante", quando Defensores se deslocam para comunidades do interior para dar assistência a pessoas com dificuldades de acesso às suas unidades.

O programa "Concurso de Redação da DPU" mobiliza alunos das escolas públicas do País, em torno de um tema sobre direitos da pessoa.

SAUN – Quadra 5 – Lote C – Centro Empresarial CNC – Bloco C – 15º Andar
CEP 70.040-250 - Brasília/DF

Fone: (61) 3318-1632/3318-1628

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de atendimento:08hs as 18hs