Calendário da DPU - 2014

 

No ano de 2014 a agenda e Calendário de uso nas unidades da Defensoria Pública da União foram ilustrados pelo Projeto DPU Cultural, apresentando, em forma de arte fotográfica, realizações defensoriais exitosas, numa forma de enaltecer o trabalho e levar aos Defensores que estão distantes da Capital Federal, um pouco do que foi mostrado na exposição fotográfica “Presença entre ausências”, que mostrou a sensibilidade e importância da DPU (presente) onde o Estado mostra-se ausente em muitos momentos sociais de sua população.

O trabalho é fruto da parceria entre a DPU e o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), por meio do Projeto DPU Cultural e intenta sensibilizar, pela arte, a abordagem de duras temáticas: escalpelamento, hanseníase, tráfico de pessoas, refugiados e presos estrangeiros, trabalho doméstico, penas excessivas. As imagens foram produzidas por estudantes do curso de Fotografia e mídias digitais, sob supervisão do professor Daniel Mira.

Mecanismos elaborados para marcar a passagem do tempo e para auxiliar na organização de compromissos, além de conter informações, agenda e calendário por vezes representam heranças culturais e mantém vivas memória e imagens.

Inseridos no cotidiano do trabalho de defensores e servidores, esses produtos personalizados da DPU propiciam visibilidade a feitos defensoriais, além de partilhar, a partir das poéticas imagens apresentadas, a intensidade e o valor das experiências vivenciadas por defensores, assistidos e fotógrafos.

Transformados em bens culturais, as ações judiciais adquirem expressões artísticas e propagam uma dimensão humana na intensidade dos fatos ocorridos e no esforço da atuação dos defensores em busca da justiça.

Há, nesse trabalho, uma aposta: que o olhar atento de cada observador possa fazê-lo solidário aos problemas enfrentados pelos assistidos em decorrência da violação dos seus direitos.

PDF Calendário 2014