Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF

 

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF é uma entidade de classe, de âmbito nacional e entre seus inúmeros objetivos estatuários destacam-se o fortalecimento da Defensoria Pública da União e da carreira de Defensor Público Federal. Ao longo de seus mais de trinta anos de existência, tem se dedicado à temática da assistência jurídica integral, gratuita e pública aos necessitados, defendendo intransigentemente os agentes políticos responsáveis por tão relevante atribuição: os Defensores Públicos.

Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF.

Fundada em 2 de julho de 1981, Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF – foi originariamente chamada de Associação dos Membros da Assistência Judiciária Militar Federal, e constituída por advogados de ofício atuando junto à Justiça Militar. Em 06/11/1995, em assembleia geral, o nome da Associação passou a ser Associação dos Defensores Públicos da União (ADPU). Com edição da Lei Complementar n. 80/94, atendendo-se à determinação expressa prevista nos artigos 5º, inciso LXXIV e 134 da Constituição Federal de 1988, foi criada a instituição da Defensoria Pública da União e a carreira dos Defensores Públicos da União, modificando-se a denominação da entidade e adequando-a à nova ordem constitucional. A partir de então, sua denominação passou a ser Associação Nacional dos Defensores Públicos da União – ANDPU.

ANADEF - Ata de fundação ANADEF - Ata de fundação

Em 2003, por meio de Assembleia Geral Extraordinária foi deliberada a mudança da sede da associação do Rio de Janeiro para Brasília, onde é mantida até hoje. Ao ser sancionada, em 2009, a Lei Orgânica da Defensoria Pública deu nova denominação à carreira, e a nomenclatura do cargo de defensor público passou de “da União” para “Federal”, o que provocou nova alteração na denominação da entidade, que passou a se chamar de Associação Nacional do Defensores Públicos Federais – ANADEF.

Posse de Reeleição do Presidente da ANADEF Gabriel Faria de Oliveira em 2013.
Posse de Reeleição do Presidente da ANADEF Gabriel Faria de Oliveira em 2013.
Posse de Reeleição do Presidente da ANADEF Gabriel Faria de Oliveira em 2013.
Posse Dinarte da Páscoa Freitas gestão ANADEF em 2014.
Gestão Dinarte da Páscoa Freitas – homenagem Deputada Carmen Zanotto em 2014.
Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF