Celebração do Dia da Vitória

 

Brasília – A entrega simbólica da informação da vitória aos assistidos da Defensoria Pública da União aconteceu, nesta sexta-feira (5), na sede da instituição, em Brasília. O Dia da Vitória mostra para a sociedade os frutos do trabalho da DPU por meio de atuação preventiva, conciliação e mediação em prol dos assistidos. O evento reúne profissionais e colaboradores que atuam no órgão para entregar aos cidadãos assistidos pela Defensoria documentos – como as requisições de pequeno valor (RPVs) –informando o êxito em demandas.

O defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, agradeceu a confiança dos cidadãos na DPU. “O direito recebido pelos senhores nesta manhã representa uma luta conjunta do assistido e da Defensoria; cada caso que nos chega carrega uma vida e muita esperança”.
Celebração do Dia da Vitória em Brasília.

Presente à comemoração, o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, agradeceu a confiança dos cidadãos na DPU. “O direito recebido pelos senhores nesta manhã representa uma luta conjunta do assistido e da Defensoria; cada caso que nos chega carrega uma vida e muita esperança”, afirmou. Paz ressaltou, também, o papel da DPU no sistema de Direito, que, apesar de ser técnico, não está distante da realidade. “No sistema de Justiça, a Constituição Federal criou a DPU para ser o elo mais próximo à realidade, pois o defensor recebe demandas de população em situação de rua, de trabalho escravo e infantil, demandas com presos, com refugiados, de povos indígenas. A nossa missão é auxiliar os que mais precisam”, destacou.

J.A.S., assistida presente à comemoração, recebeu simbolicamente um documento informando a obtenção de auxílio-doença e extensão da licença laboral e destacou a surpresa com a qualidade do atendimento da DPU. “A gente não acredita nos serviços públicos, mas agora eu acredito, porque quando eu estava necessitada, pude contar com a ajuda da Defensoria e agora vou dizer para os meus parentes que eles têm direito também”, disse.

Celebração do Dia da Vitória em Brasília.
Celebração do Dia da Vitória em Brasília.

O gerente nacional de atividades jurídicas em tribunais superiores, Alcefredo Pereira Souza, parabenizou a postura da DPU de buscar mais ainda a aproximação com a população e afirmou que a Caixa Econômica Federal aposta no diálogo com os defensores para facilitar a resolução de problemas dos assistidos.

“Não existe país sério que não consiga cuidar do seu povo, e a DPU é a instituição que representa esse papel, cuidando de quem mais precisa”, afirmou o defensor público-chefe da unidade da DPU de 2ª Categoria no Distrito Federal, Jovino Bento, que destacou o Dia da Vitória como um dia simbólico que representa o trabalho diário dos que atuam na Defensoria Pública da União.

A abertura do evento contou com apresentação da Brasília Sopro Sinfônica, considerado um dos principais grupos sinfônicos de Brasília, com a direção artística do maestro e fundador Valdécio Fonseca. O grupo é administrado e vinculado ao projeto social Música e Cidadania, que tem como missão a arte como um fator comprovante eficaz e primordial para a formação de jovens cidadãos.

Exposição fotográfica Domus – Moradas Visuais

Após a entrega dos documentos simbólicos aos assistidos pela mão do defensor público federal Jorge Medeiros, todos foram convidados a visitar a exposição fotográfica Domus – Moradas Visuais, de autoria dos estudantes de fotografia do Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb), em parceria com a DPU, no foyer do auditório do Centro Empresarial CNC, onde se localiza a sede da instituição.

A mostra é a expressão, em imagens, da defesa de direitos e retrata as temáticas enfrentadas pela Defensoria Pública da União, sob o olhar poético dos integrantes do núcleo de extensão Humanízate – encontro universitário – do Iesb. O objetivo é contribuir, por meio de uma atividade de transformação social, para o afastamento de crianças e adolescentes das rotas de tráfico, da violência, da exploração sexual, do trabalho infantil e da violência doméstica.

Estiveram presentes à solenidade o subdefensor público-geral federal, Edson Rodrigues Marques, a vice procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho, Cristina Aparecida Ribeiro Brasiliano, além de funcionários da Defensoria.

Galeria de Fotos

Leia também
DPU em Brasília realiza solenidade em comemoração ao Dia da Vitória
Projeto Domus moradas visuais