Rio de Janeiro, 11/10/2013 – Atendendo a convite da Comissão de Direito Administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ) - Barra da Tijuca (57ª Subseção), o defensor público-chefe da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro, Igor de Andrade Barbosa, participou da palestra “Poder de polícia e as manifestações públicas e responsabilidade do Estado por atos da multidão”. O evento foi realizado na terça-feira (1º), no auditório da OAB/RJ - Barra da Tijuca.

O intuito da iniciativa era discutir acerca da atuação das diversas instituições públicas e os possíveis meios de resguardar os direitos constitucionais durante as recorrentes manifestações sociais que vêm acontecendo por todo o país.

Igor Barbosa ressaltou a importância da aproximação entre duas das principais instituições de defesa dos direitos dos cidadãos. Segundo o defensor, “esse estreitamento de laços entre a DPU e a OAB tem sido muito importante e proveitoso no desenvolvimento de inúmeros projetos de interesse comum, por exemplo, a realização de palestras e congressos sobre temas de grande interesse e repercussão social como as atuais manifestações públicas”.

O debate teve como palestrante o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luiz O. C. Jungstedt. Além de Igor Barbosa, também compuseram a mesa do evento o presidente da comissão Direito Administrativo OAB-Barra, Dennis Cincinatus; o ex-superintendente da polícia federal, Angelo Gioia; e o presidente da OAB-Barra, Ricardo Menezes.

Na ocasião, foi concedido ao defensor público-chefe da DPU no Rio de Janeiro certificado de menção honrosa por sua participação e apoio ao evento.

Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União